Simplificando a Abertura de Empresas em Moçambique
Um Projeto de Transformação Digital
Em Moçambique, a burocracia e a complexidade do processo de abertura de empresas representam um dos maiores obstáculos para o crescimento do setor privado. Com um processo longo, demorado, caro, dividido em 12 etapas e envolvendo sete entidades governamentais, a formalização de pequenas e médias empresas (PMEs) era um desafio para muitos empreendedores. Diante desse cenário, fui convidado a liderar um projeto de design UX/UI para repensar e simplificar esse processo, em parceria com o Banco Mundial, União Europeia e a entendida governamental e-BAU.
Desafios e Objetivos
- Redução do tempo: Diminuir significativamente o tempo necessário para abrir uma empresa.
- Simplificação: Eliminar etapas redundantes e reduzir a burocracia.
- Digitalização: Criar uma plataforma digital unificada para todos os procedimentos.
- Melhoria da experiência do usuário: Desenvolver uma interface intuitiva e fácil de usar.
Esse quadro mostra uma parte do mapeamento feito para compreensão do fluxo existente. Foram mapeados os órgãos, ministérios, departamento envolvidos, além de toda documentação e licenças relacionadas a cada uma das etapas necessárias para a abertura de empresa. Veja o board completo no miro.
Protótipos e fluxos
Fluxo de Cadastro
Fluxo de Agendamento
Fluxo de Etapas
Outras interações
Para alcançar esse resultado, utilizei abordagens centrada no usuário, combinando Design Thinking e Design Participativo. O processo incluiu:
- Entrevistas: Conversamos com empreendedores, servidores públicos e outros stakeholders para entender suas necessidades e dificuldades.
- Mapeamento de jornadas: Visualizamos o processo atual para identificar pontos de atrito e oportunidades de melhoria.
- Workshops de co-criação: Envolvemos os usuários na criação de soluções, garantindo que a plataforma atendesse às suas expectativas.
- Criação de Personas: Foram definidos alguns perfis de usuário que nortearam o desenho da solução.
- Redesenho dos processos: A jornada do usuário foi redesenhada para ser mais intuitiva e eficiente, com etapas claramente definidas e informações relevantes apresentadas de forma clara e concisa.
- Wireframes
- Protótipos de alta fidelidade
Ao longo do processo, enfrentei desafios técnicos para poder mudar os processos atuais, como a complexidade da integração com sistemas legados, que envolvem muitas entidades públicas sem padronização de dados, além da necessidade de adaptar a solução às diferentes realidades regionais.
Durante a remodelagem dos processos existentes para a abertura de empresas, todas as 9 etapas foram repensadas e documentados em fluxogramas BPMN que mostram em camadas, etapa por etapa, as ações e interações dos cidadãos e servidores com o sistema, as ações e automações, assim como os serviços de comunicação com os sistemas legados, intermediados pela nova camada de interoperabilidade.
Exemplos de reformulação de processos documentados no modelo BMPN
Resultados e Impactos
O resultado do projeto foi a criação de uma plataforma digital completa e intuitiva, que simplifica significativamente o processo de abertura de empresas em Moçambique. Os principais resultados incluem:
- Redução de 50% no tempo médio para abrir uma empresa.
- Eliminação de 3 etapas do processo anterior.
- Aumento da satisfação do usuário com o processo de abertura de empresa mais fácil, rápido e barato.
- Aumento da confiança do cidadão nas iniciativas de digitalização do governo.
Essa solução tem o potencial de impulsionar o crescimento econômico de Moçambique, fomentando o empreendedorismo e a formalização de empresas.