Sustainable Business for Africa

Simplificando a Abertura de Empresas em Moçambique

Um Projeto de Transformação Digital

Consultoria em tecnologia da informação para o Banco Mundial em parceria com a delegação da União Europeia em Moçambique, no âmbito do programa Sustainable Business for Africa, em uma estratégia para melhorar e expandir o processo de abertura de empresas pela atual plataforma e-BAU.

Em Moçambique, a burocracia e a complexidade do processo de abertura de empresas representam um dos maiores obstáculos para o crescimento do setor privado. Com um processo longo, demorado, caro, dividido em 12 etapas e envolvendo sete entidades governamentais, a formalização de pequenas e médias empresas (PMEs) era um desafio para muitos empreendedores. Diante desse cenário, fui convidado a liderar um projeto de design UX/UI para repensar e simplificar esse processo, em parceria com o Banco Mundial, União Europeia e a entendida governamental e-BAU.

Desafios e Objetivos

O principal desafio era transformar um processo complexo e fragmentado em uma experiência simples e intuitiva para o usuário. Para isso, definimos os seguintes objetivos:
  • Redução do tempo: Diminuir significativamente o tempo necessário para abrir uma empresa.
  • Simplificação: Eliminar etapas redundantes e reduzir a burocracia.
  • Digitalização: Criar uma plataforma digital unificada para todos os procedimentos.
  • Melhoria da experiência do usuário: Desenvolver uma interface intuitiva e fácil de usar.
O projeto precisou de uma intensa etapa de imersão, que contou com um mapeamento profundo do contexto dos usuários envolvidos nos processos, todos o tramites que envolvem a abertura de empresas no país, entrevistas com vários stakeholders de autoridades governamentais e pesquisas de campo com organizações privadas. O processo possibilitou um diálogo próximo e participativo com servidores públicos, empresários e cidadãos envolvidos no processo de abertura de empresas em Moçambique.

Esse quadro mostra uma parte do mapeamento feito para compreensão do fluxo existente. Foram mapeados os órgãos, ministérios, departamento envolvidos, além de toda documentação e licenças relacionadas a cada uma das etapas necessárias para a abertura de empresa. Veja o board completo no miro.

Protótipos e fluxos

Fluxo de Cadastro

Fluxo de Agendamento

Fluxo de Etapas

Outras interações

Para alcançar esse resultado, utilizei abordagens centrada no usuário, combinando Design Thinking e Design Participativo. O processo incluiu:

  • Entrevistas: Conversamos com empreendedores, servidores públicos e outros stakeholders para entender suas necessidades e dificuldades.
  • Mapeamento de jornadas: Visualizamos o processo atual para identificar pontos de atrito e oportunidades de melhoria.
  • Workshops de co-criação: Envolvemos os usuários na criação de soluções, garantindo que a plataforma atendesse às suas expectativas.
  • Criação de Personas: Foram definidos alguns perfis de usuário que nortearam o desenho da solução.
  • Redesenho dos processos: A jornada do usuário foi redesenhada para ser mais intuitiva e eficiente, com etapas claramente definidas e informações relevantes apresentadas de forma clara e concisa.
  • Wireframes
  • Protótipos de alta fidelidade

Ao longo do processo, enfrentei desafios técnicos para poder mudar os processos atuais, como a complexidade da integração com sistemas legados, que envolvem muitas entidades públicas sem padronização de dados, além da necessidade de adaptar a solução às diferentes realidades regionais.

Durante a remodelagem dos processos existentes para a abertura de empresas, todas as 9 etapas foram repensadas e documentados em fluxogramas BPMN que mostram em camadas, etapa por etapa, as ações e interações dos cidadãos e servidores com o sistema, as ações e automações, assim como os serviços de comunicação com os sistemas legados, intermediados pela nova camada de interoperabilidade.

Exemplos de reformulação de processos documentados no modelo BMPN

Resultados e Impactos

O resultado do projeto foi a criação de uma plataforma digital completa e intuitiva, que simplifica significativamente o processo de abertura de empresas em Moçambique. Os principais resultados incluem:

  • Redução de 50% no tempo médio para abrir uma empresa.
  • Eliminação de 3 etapas do processo anterior.
  • Aumento da satisfação do usuário com o processo de abertura de empresa mais fácil, rápido e barato.
  • Aumento da confiança do cidadão nas iniciativas de digitalização do governo.

Essa solução tem o potencial de impulsionar o crescimento econômico de Moçambique, fomentando o empreendedorismo e a formalização de empresas.